A Cor Púrpura é um romance feminista sobre a força e dignidade do espírito humano. O livro retrata a história de Celie, uma mulher negra que foi violada pelo seu pai e entregue nas mãos de um homem abusador.
Durante grande parte de sua vida, Celie foi mais escrava do que esposa, além de ter sido separada do seu filho e da sua irmã. A vida da mulher muda completamente quando ela se apaixona pela amante do seu marido.
A comovente trajetória de Celie se passa no século passado, e tem início na pequena cidade da Geórgia (EUA) em 1909, em uma época marcada pelo racismo. Com apenas 14 anos, ela é violada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Após ser separada das pessoas que mais ama (filho e irmã), seu pai e entrega para "Sinhô", que é apaixonada por Docí Avery, uma sensual cantora de blues, que torna-se sua amante.
A amante de "Sinhô" torna-se amiga de Celie, com quem tem um caso amoroso. Solitária, Celie compartilha sua tristeza escrevendo cartas, para Deus e também para sua amada irmã Nettie, que tornou-se missionária na África.
No desenrolar da trama, Celie revela um espírito brilhante, mostrando seu valor diante das possibilidades que o mundo lhe oferece.
O interessante é que o livro de Alice Walker é narrado em primeira pessoa, com uma linguagem muito peculiar de Celie, que é semi-analfabeta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário